«

»

mar 08 2012

08 de março – Dia internacional da Mulher – homenagem a mulher japonesa

Neste dia Internacional da mulher eu resolvi homenagear a mulher japonesa, mãe, esposa, professora, funcionaria de departamento do governo, funcionaria da fabrica, recepcionista de lojas enfim…

A mulher japonesa é admirada em todo mundo, pelo seu jeito de ser, frágil, prestativa e respeitosa, mas também, para quem não conhece muito, poderá descobrir que a mulher japonesa é guerreira, corajosa e muito forte e estão sempre pronta para qualquer desafio e sem elas os japoneses não seriam o que são. Pois desde os tempos dos samurais e grandes batalhas elas estavam lá para lutar e defender.

No início do período feudal, conhecidas como mulheres Samurai. E era esperado dessas mulheres: lealdade, bravura e que tomassem para si o dever de vingança. Como o seu esposo guerreiro estava freqüentemente ausente, a esposa de um samurai também possuía importantes deveres domésticos. A responsabilidade dela se estendia desde o alimento até os fornecimentos para a casa. Ela supervisionava a colheita, direcionava todos os serventes e gerenciava todos os negócios financeiros. Nas questões que tangiam ao bem-estar da família, seus conselhos eram procurados e suas opiniões respeitadas. Era entregue a elas também a tarefa de educar adequadamente suas crianças, passando-lhe só forte senso de lealdade aos ideais samurais de coragem e força física.

Apesar disso as Japonesas querem ser donas de casa, diz pesquisa, quase metade das pesquisadas afirma que as mulheres devem se dedicar aos afazeres domésticos e que o marido deve trabalhar fora, enquanto a mulher se dedica aos afazeres domésticos. Esse conceito de família, que parece ser obsoleto, ainda tem apoio de 45% das mulheres japonesas casadas, segundo pesquisa sobre comportamento de famílias feito pelo Instituto Nacional de Pesquisa de População e Seguridade Social (IPSS, na sigla em inglês)…

http://www.tenkai-japan.com/wordpress/wp-content/uploads/2010/04/sazae-san.jpg

Feliz Dia Internacional da Mulher não só as mulheres japonesas, mas a todas mulheres do mundo que dedica seu talento a todos os homens, filhos e netos do mundo.

Fonte:

nikkeyweb.com.br

http://www.bugei.com.br/artigos/index.asp?show=artigo&id=77

http://nikkeyweb.com.br/internas.php?noticias=&interna=39876&tema=&submenu=&subx=

http://dark-fenix.blogs.sapo.pt/86518.html

5 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. maria eduarda

    feliz dia internacional da mulher pra vcs

  2. Fofices Nipônicas

    Feliz dia da Mulher!

    1. Emilia Hanashiro

      Para você também, obrigada pela visita, bjs.

  3. Elo Iwamoto

    Olá querida, muito linda a sua postagem, parabéns!!São tantos papéis que é admirável ser uma mulher japonesa!! Parabéns para todas nós que estamos aqui, convivendo e aprendendo sempre!! Um excelente dia!!Super bjs

    1. Emilia Hanashiro

      Obrigada, e Feliz dia da Mulher para você também, bjs.

Deixe uma resposta